A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SOLAR SYSTEM SCOPE E DOS MAPAS CONCEITUAIS, COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Francisca Nilde Gonçalves da Silva
  • Josias Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24979/98

Resumo

Esse artigo trata de uma pesquisa realizada sobre a utilização do Software Educacional Solar System Scope - SSS visando facilitar a aprendizagem significativa, para ajudar o aluno a desenvolver uma melhor aprendizagem dos conteúdos de Astronomia trabalhados na disciplina de Ciências. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos Mapas Conceituais de Joseph Novak. Para nortear o trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, e o método participante. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de softwares educativos e suas contribuições no ensino de Ciências. A pesquisa de campo foi desenvolvida no sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-RR, que iniciou com uma prova diagnóstica, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema trabalhado. Após a análise dos dados obtidos, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com base nos princípios da Teoria de Ausubel, utilizando o Software SSS, e os mapas conceituais para o registro dos conceitos identificados. Ao final da sequência didática, foi realizada uma nova avaliação escrita para análise comparativa entre os dois testes, para então poder avaliar o aprendizado dos alunos através da metodologia utilizada na pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01/09/2017

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SOLAR SYSTEM SCOPE E DOS MAPAS CONCEITUAIS, COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 01, 2017. DOI: 10.24979/98. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/98.. Acesso em: 28 mar. 2024.